AJUDE-NOS A SEGUIR NO AR COM MAIS QUALIDADE

       Com um processador de áudio novo, doado por um associado, a  Rádio Ipanema Comunitária   está renovando seus equipamentos de transmis...

segunda-feira, 12 de outubro de 2009

CIDADANIA AMBIENTAL

O programa semanal Cidadania Ambiental inédito foi transmitido vários anos na Ipanema Comunitária, com a produção e a apresentação do jornalista João Batista S. Aguiar. Lothar Gutierrez opera como técnico de som.

Na pauta, normalmente uma entrevista. Participaram do programa, entre outros, a escritora e jornalista Lilian Dreyer; o educador e engenheiro-agrônomo Eduardo Diehl; o advogado e vereador em Porto Alegre Alberto Pretto Moesch; a jornalista e coordenadora do Núcleo de Ecojornalistas do RS, professora Ilza Girardi; o advogado e ex-diretor da AGAPAN e ex-vereador em Porto Alegre, Caio José Lustosa; o ambientalista e advogado Augusto César Cunhar Carneiro; o arquiteto e professor Udo Silvio Mohr; o pesquisador e professor na UFRGS Miguel Aloisio Sattler.


Escute aqui alguns programas, na íntegra - se preferir, abaixe o arquivo para o seu computador ou dispositivo portátil:



Claúdio, no Observatório.
Entrevista inédita com o Físico Cláudio Miguel Bevilacqua, há 26 anos no Observatório Astronômico da UFRGS.
Na conversa com o Jornalista João Batista Aguiar, Cláudio relata os problemas trazidos com a excessiva e mal-feita iluminação das cidades - a poluição luminosa. Transmitida em 26/9 e 29/9/2012.

Comenta sobre as mudanças em hábitos da fauna e os malefícios para a qualidade do sono. Discorda, também, daqueles que descrêem que o homem chegou à Lua e relata algumas das experiências lá realizadas.



Gisele em 2008, no Centro Oeste.
A jornalista Gisele Neuls falou ao programa Cidadania Ambiental em 12/9/2012, diretamente do Mato Grosso, sobre o encontro de pesquisadores na área de Jornalismo Ambiental que deverá ocorrer durante o Congresso Brasileiro de Jornalismo Ambiental do ano que vem, em outubro de 2013, em Brasília. A Gisele faz parte da organização deste encontro de pesquisadores. A jornalista gaúcha, há sete anos radicada no Centro Oeste brasileiro, fala também sobre os anos de experiência trabalhando para ONGs ambientalistas na região e diz que o ‘gaúcho’ tem dificuldade de reconhecer que nem tudo o que é bom está no Estado. No programa, Gisele também comete algumas poesias. Escute o programa na íntegra


João Batista Aguiar e Leonardo Melgarejo

Leonardo Melgarejo, fotógrafo e Dr. em Engenharia da Produção, participou do Cidadania Ambiental desta quarta-feira (5/9/2012).  Leonardo também é membro pleno do CTNBio, representando o Ministério do Desenvolvimento Agrário. No programa, comenta o funcionamento da Comissão Técnica Nacional de Biossegurança, responsável final pela liberação de culturas transgênicas no mercado nacional, o gosto pela fotografia e muito mais.   Para ouvir este programa,  clique aqui



Doraci Engel e Ana Maria B Pinto
A situação do Parque Nacional do Xingu, as diferenças do modo de vida e visão de mundo entre os índios e a sociedade capitalista de consumo, a beleza do ser humano, são assuntos tocados pelos jornalistas Ana Maria Barros Pinto eDoraci Engel na entrevista concedida ao jornalista João Batista Aguiar dentro do Cidadania Ambiental desta semana.O casal esteve no Xingu agora em agosto visitando a aldeia dos índios Kamayurá, onde vivem 400 pessoas - a convite do cacique Kotók Kamayurá. Sonho da vida inteira conhecer o Xingu e seus povos, declarou a Ana - "É um outro mundo!". Relataram aos ouvintes que os índios ainda vivem de acordo com suas tradições mas com televisão, energia a diesel e internet. A paralisação das obras de Belo Monte determinada pelo TRF foi festejada. Já o Doraci destaca que a vida na aldeia é muito diferente da nossa - "não há stress e trabalho e lazer se misturam naturalmente".  Para ouvir a íntegra do programa, clique aqui.


André Oliveira e Júlia Saldanha Aguiar


Os jornalistas Júlia Saldanha Aguiar e André de Oliveira participam do Cidadania Ambiental desta semana. O programa, apresentado pelo jornalista João Batista Aguiar, contam como foi a criação do Coletivo Catarse e os trabalhos que realizam na área de comunicação popular e ambiental. Entendem que a cidade não oferece condições de vida conectada com a natureza e pretendem sair tão logo possível de Porto Alegre com as filhas. Falaram durante uma hora sobre os projetos já realizados com entidades ambientais, como a ANAMA, de Maquiné, o vídeo sobre compostagem doméstica que distribuiram na Internet e muito mais. O programa será retransmitido no próximo sábado pela Ipanema Comunitária 87,9 FM, a partir do meio-dia. Na mesa de som, funcionou Lothar Gutierrez.   Para escutar imediatamente, clique aqui.






Ana Carolina Martins da Silva
A Professora Ana Carolina Martins da Silva é a entrevistada do Cidadania Ambiental desta semana (25 e 28/4/2012). Ana Carolina fala como integrante da ASPAN - Associação São-borjense de Proteção ao Ambiente Natural  e participante da atual coordenação colegiada da APEDeMA/RS - Assembléia Permanente das Entidades de Meio Ambiente do Rio Grande do Sul. Na conversa com o Jornalista João Batista Aguiar, Ana fala sobre as atividades do movimento ambientalista, principalmente do documento entregue ao Governador do Estado sobre a situação calamitosa em que se encontra a FEPAM. O programa foi transmitido ao vivo na noite de quarta-feira, 25/4/2012, e será retransmitido neste sábado, a partir do meio-dia. Na mesa de som, Lothar Gutierrez. Para escutar o programa, clique aqui. 


Professor Ludwig Backup
O Professor Ludwig Buckup, Doutor em Zoologia, foi o entrevistado do programa Cidadania Ambiental de 3/4/2012, ao vivo do estúdio. Paulistano, veio para cá há 51 anos. Completou 80 anos de idade no último domingo. Conta no programa que aos quatro anos assistiu o dirigível alemão Zeppellin passar por cima da sua casa. Relata o relacionamento com o Padre jesuíta Balduino Rambo, a criação do Museu de Ciências Naturais (hoje abrigado na Fundação Zoobotânica), e as rusgas com José Lutzenberger.  Foi Pró-Reitor de Extensão da UFRGS e neste tempo criou o Projeto Unimúsica. Também contou aos ouvintes o fato de ter tocado piano em concertos da OSPA, entidade que mais tarde presidiu.  Considera que a construção da usina hidroelétrica de Pai-Querê, ao longo do rio Pelotas, desconsidera a importância ecológica única da região e fala sobre a falta de qualidade do Estudo de Impacto Ambiental. Relata as atividades de observador de aves e de pescador amador.
Para ouvir a íntegra, clique aqui.




Alberto Pretto Moesh


Em 28/2/2012, o Cidadania Ambiental trouxe as entrevistas com o Vereador Beto Moesch, de Porto Alegre, e de Marcelo Kalil, participante do Massa Crítica. Moesch fala sobre a desistência de concorrer nas eleições deste ano à Câmara de Vereadores. E também os trabalhos a que se propõe no último ano como Vereador, na condição de Presidente da Comissão de Saúde e de Meio Ambiente da Câmara de Vereadores. Kalil, comenta os resultados do Fórum Mundial da Bicicleta, realizado semana passada na capital gaúcha e relata que a ciclovia que está sendo construída na Av. Ipiranga já não obedece o previsto no Plano Cicloviário aprovado há alguns anos em Porto Alegre. O programa pode ser ouvido clicando-se aqui.


Efraim Neto
O Jornalista baiano Efraim Batista de Souza Neto foi o entrevistado da terça-feira 1º/11/2011 do programa Cidadania Ambiental. O convidado fala sobre o IV Congresso Brasileiro de Jornalismo Ambiental a se realizar no Rio de Janeiro de 17 a 19 deste mês de novembro, na PUC/Rio. Todas as informações a respeito estão disponíveis no endereço www.jornalismoambiental.org.br.  Para ouvir a íntegra, clique aqui (37min/34mb) 




Professor Antonio Leite Ruas Neto
O Professor Antonio Leite Ruas Neto, Zoólogo e Veterinário, foi o entrevistado do Cidadania Ambiental de 18/10/2011. Militante ambientalista, é Mestre em Parasitologia, Doutor em Zoologia e Professor na Escola de Saúde Pública/RS. Coordena o Curso de Gestão Ambiental da UERGS. Também participa do Núcleo Ecossocialista do PSOL - Partido Socialismo e Liberdade. Conversou com o jornalista João Batista Aguiar sobre a realidade político-partidária, a visão do seu partido sobre a conservação ambiental, os desafios presentes e futuros. Escute a íntegra do programa aqui.

Cláudias Dreier e Wolff
A Eng. Agrônoma Cláudia Wolff e a Jornalista Cláudia Dreier foram entrevistadas pelo Cidadania Ambiental em 11/10/2011, ao vivo, diretamente do estúdio da emissora. Escute aqui a íntegra do programa. O programa será retransmitido no próximo sábado, dia 15/10, a partir do meio-dia. Cláudia Wolff conta como a Feira dos Agricultores Ecologistas iniciou há 22 anos em Porto Alegre, organizada e promovida pela então Cooperativa Ecológica Coolméia. Explica também aos ouvintes como é realizado o controle da garantia do oferecimento de produtos sem o uso de agrotóxicos.  Cláudia Dreier relata as atrações do próximo sábado, data que marcará os 22 anos da Feira, entre as quais, se o clima permitir, um grande bolo de aniversário. A pioneira Feira segue sendo a mais diversa na quantidade e qualidade dos alimentos e atualmente luta para se manter como iniciativa dos produtores com o apoio dos consumidores em contraposição à sanha regulamentadora da Secretaria local da Indústria e Comércio.



Elenita Malta Pereira
Entrevista (escute a íntegra aqui) com a pesquisadora Elenita Malta Pereira sobre Henrique Luiz Roessler. O trabalho apresentado para obtenção do grau de Mestre no Pós-Graduação em História da UFRGS consistiu em produzir uma biografia histórica sobre um dos mais importantes agentes da proteção à natureza no Rio Grande do Sul, antes da constituição dos movimentos ecologistas. O trabalho examina a vida de Roessler, priorizando as fases em que foi o Delegado Florestal Regional e depois quando fundou a União Protetora da Natureza (UPN). Por maio de documentação escrita inédita e entrevistas com os fiscais que acompanhavam Roessler, Elenita conta os meandros da fiscalização florestal e da caça e pesca no Rio Grande do Sul. Para Elenita, Henrique Luiz Roessler conseguiu chamar a atenção de muitas pessoas que, assimo como ele, e por causa dele, entenderam haver uma forte necessidade de mudança nas condutas perante a natureza.  A entrevista ao Jornalista Joao Batista Aguiar foi ao ar em agosto de 2011.



Lilly Lutzenberger
A Bióloga Lilly Lutzenberger foi entrevistada por João Batista Aguiar em 2/8/2011. Em papo descontraído deu notícias sobre o destino do acervo pessoal de José Lutzenberger. Contou como foi que o seu pai assumiu o Parque Estadual da Guarita.  Relatou os anos em que acompanhou o pai na sua casa da rua Jacinto Gomes e como está sendo realizada a recuperação da residência que vai sediar a empresa criada por Lutzenberger para tratar os efluentes sólidos da fábrica de celulose de Guaíba, ex-Riocell. Escute a íntegra da entrevista.




Jacques Saldanha
O Engenheiro Agrônomo e Bacharel em Direito e educador Jacques Saldanha participou do Cidadania Ambiental com transmissão ao vivo do estúdio em 10/5/2011. Jacques conta como iniciou e a importância da separação do lixo em Porto Alegre e as diferenças conceituais sobre o que foi imaginado nas décadas de 80/90 e o implantado. Jacques foi Coordenador-geral  da Cooperativa Ecológica Coolméia. Fez a última homenagem a José Lutzenberger no Rincão Gaia antes do ecologista ser enterrado na propriedade. Ouça a íntegra da excelente e histórica entrevista de Jacques.


O ambientalista Flávio Lewgoy, 85 anos, ex-presidente da AGAPAN - Associação Gaúcha de Proteção ao Ambiente Natural, é o convidado do Cidadania Ambiental transmitido originalmente em 31/5/2011. Na conversa, Lewgoy, Químico de formação, relata como foi construída a histórica Lei dos Agrotóxicos; seu relacionamento com José Lutzenberger e como resolveu participar da entidade.  A entrevista inédita concedida ao jornalista João Batista Aguiar faz parte da série que está sendo apresentada para rememorar e comemorar os 40 anos da Agapan. Ouça o programa na íntegra.




Arno Leandro Kayser

O ambientalista Arno Kayser, presidente do Movimento Roessler, (ouça o programa) com sede em Novo Hamburgo, foi o entrevistado do Cidadania Ambiental em 21/6/2011, ao vivo no Estúdio. Além de presidente do Roessler, Arno é Engenheiro Agrônomo e escritor, colaborador da revista que circula nacionalmente Mundo Jovem. Conversou com o apresentador do programa, Jornalista João Batista Aguiar sobre como tornou-se militante, desafios atuais e lutas que participou. O programa será disponibilizado neste espaço. 





Ulisses Franz Bremer
O Professor Ulisses Franz Bremer, Chefe do Departamento de Geografia da UFRGS e associado do Núcleo Amigos da Terra Brasil, foi entrevistado do programa Cidadania Ambiental em 28/6/2011. Ulisses abordou a importância da pesquisa na Antártica, o que tem trazido de benefício para o Brasil. Conta como um estudante nascido em Minas Gerais veio para ficar em Porto Alegre. Relata que começarão em algumas semanas as festividades para comemorar um século de chegada do homem no Polo Sul.  Fala também sobre a próxima expedição científica que sairá de Porto Alegre para o interior do continente antártico. O programa pode ser escutado clicando aqui (1 hora e 6 minutos)  


Lívia Zimmermann e Felipe Amaral
- Lívia Zimmermann, da União pela Vida, e Felipe Amaral, do Instituto Biofilia, estiveram no Cidadania Ambiental de 21/2/2011 falando sobre as articulações em torno do novo Código Florestal que vem sendo discutido na Câmara dos Deputados a partir de relatório do Deputado Aldo Rebelo (PCdoB). Ouça a íntegra do programa. (1 hora)







-
A Escola de Sustentabilidade dos integrantes da Federação Amigos da Terra da América Latina foi realizada em Viamão no meio de setembro de 2010. Ouça o programa especial (1h7min) Cidadania Ambiental foi ao local e conversou com representantes da Bolívia, Moçambique, Uruguay, Honduras, Costa Rica e México. Também foram entrevistados a representante do MST e dos Amigos da Terra Brasil - NATBrasil, anfitriões do encontro.  Os entrevistados relataram os principais embates locais que são, como visto, praticamente os mesmos nos países da América Latina - crescente militarização da região sob o motivo do combate ao tráfico de drogas, criminalização dos movimentos sociais, mercantilização da água, monoculturas. A reportagem escutou, nesta ordem: Jeremias Filipe, da ONG Justiça Ambiental/Amigos da Terra Moçambique; José Elosegui, da REDES/Amigos da Terra Uruguay; Marisa Arévalo, da Madre Tierra/Amigos da Terra Honduras; Marília Gonçalves/MST-RS; Fernando Costa e Lúcia Ortiz/Núcleo Amigos da Terra Brasil; Henry Picado/Coecoceiba/Amigos da Terra Costa Rica; Tania Gonzales da Outros Mundos/Amigos da Terra México; e Milton Borda da CER-DET/Amigos da Terra Bolívia. O programa foi transmitido em 21/9/2010 e 25/9/2010. (foto divulgação)


- Especial do 28º Encontro Ecológico de Entidades Ecológicas. Ouça o programa de 34min. O Cidadania Ambiental de 31 de agosto de 2010, retransmitido em 4 de setembro, divulgou reportagem inédita sobre o encontro realizado em Viamão e terminado em 28/8. Sete participantes falaram à reportagem Carlos Eduardo Sander, Leandro da Silveira, Lucinda Pinheiro, Eduino de Mattos, Auricí da Rosa, Cintia Barenho e Vicente Medaglia que também dá uma palhinha no seu violão e voz cantando Cenair Maicá. (Foto de Cíntia Barenho)

Ana Carolina Martins da Silva
- A Professora Ana Carolina (clique no nome para ouvir todo o programa) participa do Cidadania Ambiental de 24 e 28 de agosto de 2010 relatando os preparativos e o quais as expectativas com a realização do 28º Encontro Ecológico Estadual, organizado pela APEDEMA/RS - Assembléia Permanente das Entidades de Defesa do Meio Ambiente - que reúne periodicamente os ecologistas do Estado do Rio Grande do Sul. Na programação, discussões sobre estratégias e como melhorar a eficácia da atuação das entidades. O EEEE realiza-se em Viamão, no Centro de Formação Sepé Tiarajú, um assentamento do MST, dentro da Área de Proteção Ambiental (APA) do Banhado Grande



José Truda Palazzo Jr.
- José Truda Palazzo Jr - (clique no nome para ouvir) entrevista divulgada em 10 e 14 de agosto de 2010 - Houve retransmissão do programa em 28/9 e 2/10/2010. Polêmico e bem informado - este é José Truda Palazzo Júnior, o entrevistado do programa Cidadania Ambiental da Ipanema Comunitária 87,9 FM. Ele aborda desde as (des)políticas públicas na área de conservação da natureza até o lançamento do documentário sobre a matança de golfinhos no Japão, The Cove, Também aponta o Governo Lula como fonte da dizimação da fauna no mar brasileiro. Criador do Parque Nacional Marinho Fernando de Noronha, Truda hoje mora em Canoas, RS, e participa ativamente das lutas locais. Participante da delegação oficial brasileira da reunião anual da Comissão Internacional da Baleia até o ano passado, batalha ainda pela criação do Santuário das baleias do Atlântico Sul. Ataca os subsídios à indústria pesqueira e o arrendamento de barcos estrangeiros.  Faz críticas à política convencional e comenta as opções para as próximas eleições no Brasil. Imperdível.

Nenhum comentário: