AJUDE-NOS A SEGUIR NO AR COM MAIS QUALIDADE

       Com um processador de áudio novo, doado por um associado, a  Rádio Ipanema Comunitária   está renovando seus equipamentos de transmis...

quinta-feira, 23 de agosto de 2012

A SITUAÇÃO DO PARQUE NACIONAL DO XINGU NO CIDADANIA AMBIENTAL



A situação do Parque Nacional do Xingu, as diferenças do modo de vida e visão de mundo entre os índios e a sociedade capitalista de consumo, a beleza do ser humano, são assuntos tocados pelos jornalistas Ana Maria Barros Pinto e Doraci Engel na entrevista concedida ao jornalista João Batista Aguiar dentro do Cidadania Ambiental desta semana.

O programa foi ao ar ao vivo na noite desta terça-feira (22/8/12) e será retransmitido pela Ipanema Comunitária ao meio-dia desde sábado (25).  O arquivo de áudio será incluído neste endereço em alguns dias. 

O casal esteve no Xingu agora em agosto visitando a aldeia dos índios Kamayurá, onde vivem 400 pessoas - a convite do cacique Kotók Kamayurá. Sonho da vida inteira conhecer o Xingu e seus povos, declarou a Ana - "É um outro mundo!". Relataram aos ouvintes que os índios ainda vivem de acordo com suas tradições mas com televisão, energia a diesel e internet. A paralisação das obras de Belo Monte determinada pelo TRF foi festejada. Já o Doraci destaca que a vida na aldeia é muito diferente da nossa - "não há stress e trabalho e lazer se misturam naturalmente".  

Nenhum comentário: