10 ANOS DE IPANEMA COMUNITÁRIA

10 ANOS DE IPANEMA COMUNITÁRIA
CLIQUE na imagem para informações sobre CONVITE

OUÇA AO VIVO

domingo, 18 de outubro de 2015

CURTA METRAGEM 'BOA VENTURA' NA SEXTA, 23

Com o apoio da Primeira Região Tradicionalista e da Biblioteca Comunitária do Cristal, a Associação Gaúcha de Artes Integradas - AGAI  convida para a exibição do filme curta-metragem "BOA VENTURA", de Guilherme Castro, inspirado no romance "Porteira Fechada", de Cyro Martins, uma produção da "OKNA Produções" .

O evento será no dia 23 de outubro de 2015, sexta-feira, às 19h30, no salão principal da Sede da Primeira Região Tradicionalista, à Rua Landell de Moura, 430, prédio A, em Porto Alegre. 

Após a sessão, haverá um DEBATE com a presença do diretor Guilherme Castro e equipe, e a participação da professora Dra. Maria Helena Martins (USP) que irá conversar com os presentes sobre o conteúdo do livro "Porteira Fechada", de Cyro Martins, Junia Vieira e Marcia Morales Salis. 
Confirme sua presença no Facebook


Maria Helena Martins é de Porto Alegre, Doutora em Teoria Literária e Literatura Comparada (FFLCH-USP), Mestre em Literatura Brasileira (Letras-UFRGS). Docente: Graduação e Pós –graduação(UFRGS), Coordenadora: projetos de extensão em Leitura na USP; Consultora: Itaú Cultural (docente: cursos, coordenadora: projetos, eventos e publicações). Fundadora: Centro de Estudos de Literatura e Psicanálise Cyro Martins –CELPCYRO(1997), sua Presidente até 2012 e atual Diretora de Cultura, Humanidades e Literatura. Discente: Seminários de Extensão e Pós-graduação - Reading Specialist( University of San Francisco), Theory of Literature e Children's Literature( Berkeley -University of California); Seminários de Sociologie des Arts e Histoire de la Lecture (EHESS-Paris). Bolsista-pesquisadora-docente CAPES/DAAD: Universidade Livre de Berlim. Entre outros, publicou: O que é Leitura (Brasiliense), Crônica de uma utopia: leitura e literatura infantil em trânsito(Brasiliense), Fronteiras Culturais(Brasil-Uruguai-Argentina) (Ateliê Editorial); Enigmas da Leitura- lendo com analfabetos e iletrados ( Território das Artes).

No DEBATE, a presença de Junia Vieira - Mestranda em Teoria da Literatura (PUCRS), diretora da Biblioteca Comunitária do Cristal, que participa da conversa sobre Cinema e Literatura, e Marcia Morales Salis, mestre em Letras (Uniritter), que irá falar sobre o "Artesanato Guarisse - a fábrica", empreendimento fundado na década de 1970 por Arthur Guarisse - o local das filmagens do curta "BOA VENTURA".

SINOPSE:

"O Curta-Metragem Boa Ventura (2014), de Guilherme Castro, adapta o romance Porteira Fechada (1944), de Cyro Martins. Expulsa do campo aonde vivia, a família Guedes chega na casa dos parentes da cidade. Na narrativa, que atualiza épocas, João Guedes, esposa e filhas se deparam com relações incertas, onde o poder patriarcal dos donos de terras é absoluto, mesmo que velado."

SOBRE O DIRETOR:

Morador da zona sul de Porto Alegre na época de sua infância e adolescência, Guilherme Castro é cineasta e jornalista, e atua como diretor, roteirista e produtor, além de professor universitário de televisão e cinema. É Mestre em Comunicação pela Universidade Anhembi Morumbi/SP. Entre os principais trabalhos realizados, os documentários Becos e Transversais; os especiais para a TV (RBS) Mariazinha, O Massacre dos Bugres e Garibaldi - Herói de Dois Mundos; na TVE RS, diretor de programas de teledramaturgia (Histórias do Sul), documentários e programas culturais, além de diretor de programação. Em ficção, o curta-metragem Terra Prometida (2006, com 03 kikitos: direção, filme e atriz, kandango de melhor filme, seleção oficial de Havana 2007). Em 2015, lança, inspirado em Porteira Fechada, de Cyro Martins, o curta-metragem Boa Ventura.

Nenhum comentário:

Pesquisar este blog

Tradução

Tempo Local