AJUDE-NOS A SEGUIR NO AR COM MAIS QUALIDADE

       Com um processador de áudio novo, doado por um associado, a  Rádio Ipanema Comunitária   está renovando seus equipamentos de transmis...

segunda-feira, 19 de outubro de 2015

CURTA METRAGEM 'BOA VENTURA' NA SEXTA, 23

Com o apoio da Primeira Região Tradicionalista e da Biblioteca Comunitária do Cristal, a Associação Gaúcha de Artes Integradas - AGAI  convida para a exibição do filme curta-metragem "BOA VENTURA", de Guilherme Castro, inspirado no romance "Porteira Fechada", de Cyro Martins, uma produção da "OKNA Produções" .

O evento será no dia 23 de outubro de 2015, sexta-feira, às 19h30, no salão principal da Sede da Primeira Região Tradicionalista, à Rua Landell de Moura, 430, prédio A, em Porto Alegre. 

Após a sessão, haverá um DEBATE com a presença do diretor Guilherme Castro e equipe, e a participação da professora Dra. Maria Helena Martins (USP) que irá conversar com os presentes sobre o conteúdo do livro "Porteira Fechada", de Cyro Martins, Junia Vieira e Marcia Morales Salis. 
Confirme sua presença no Facebook


Maria Helena Martins é de Porto Alegre, Doutora em Teoria Literária e Literatura Comparada (FFLCH-USP), Mestre em Literatura Brasileira (Letras-UFRGS). Docente: Graduação e Pós –graduação(UFRGS), Coordenadora: projetos de extensão em Leitura na USP; Consultora: Itaú Cultural (docente: cursos, coordenadora: projetos, eventos e publicações). Fundadora: Centro de Estudos de Literatura e Psicanálise Cyro Martins –CELPCYRO(1997), sua Presidente até 2012 e atual Diretora de Cultura, Humanidades e Literatura. Discente: Seminários de Extensão e Pós-graduação - Reading Specialist( University of San Francisco), Theory of Literature e Children's Literature( Berkeley -University of California); Seminários de Sociologie des Arts e Histoire de la Lecture (EHESS-Paris). Bolsista-pesquisadora-docente CAPES/DAAD: Universidade Livre de Berlim. Entre outros, publicou: O que é Leitura (Brasiliense), Crônica de uma utopia: leitura e literatura infantil em trânsito(Brasiliense), Fronteiras Culturais(Brasil-Uruguai-Argentina) (Ateliê Editorial); Enigmas da Leitura- lendo com analfabetos e iletrados ( Território das Artes).

No DEBATE, a presença de Junia Vieira - Mestranda em Teoria da Literatura (PUCRS), diretora da Biblioteca Comunitária do Cristal, que participa da conversa sobre Cinema e Literatura, e Marcia Morales Salis, mestre em Letras (Uniritter), que irá falar sobre o "Artesanato Guarisse - a fábrica", empreendimento fundado na década de 1970 por Arthur Guarisse - o local das filmagens do curta "BOA VENTURA".

SINOPSE:

"O Curta-Metragem Boa Ventura (2014), de Guilherme Castro, adapta o romance Porteira Fechada (1944), de Cyro Martins. Expulsa do campo aonde vivia, a família Guedes chega na casa dos parentes da cidade. Na narrativa, que atualiza épocas, João Guedes, esposa e filhas se deparam com relações incertas, onde o poder patriarcal dos donos de terras é absoluto, mesmo que velado."

SOBRE O DIRETOR:

Morador da zona sul de Porto Alegre na época de sua infância e adolescência, Guilherme Castro é cineasta e jornalista, e atua como diretor, roteirista e produtor, além de professor universitário de televisão e cinema. É Mestre em Comunicação pela Universidade Anhembi Morumbi/SP. Entre os principais trabalhos realizados, os documentários Becos e Transversais; os especiais para a TV (RBS) Mariazinha, O Massacre dos Bugres e Garibaldi - Herói de Dois Mundos; na TVE RS, diretor de programas de teledramaturgia (Histórias do Sul), documentários e programas culturais, além de diretor de programação. Em ficção, o curta-metragem Terra Prometida (2006, com 03 kikitos: direção, filme e atriz, kandango de melhor filme, seleção oficial de Havana 2007). Em 2015, lança, inspirado em Porteira Fechada, de Cyro Martins, o curta-metragem Boa Ventura.

Nenhum comentário: